Erdogan expressou esperança de que a instalação dos sistemas russos de defesa antiaérea S-400 na Turquia "beneficiará o país e toda a região" e revelou alguns detalhes do processo de fornecimento do armamento, que será transportado em aviões.
"O preparo para envio dos S-400 ao nosso país continua. Há datas, que foram combinadas com o lado russo, mas não me obriguem a entrar em contato com eles [russos], não é correto. Onde serão instalados os sistemas de defesa antiaérea na Turquia? Os departamentos competentes estão tratando disso: o Ministério da Defesa e o Estado-Maior. Eles decidirão", afirmou Erdogan a repórteres.
Como o porta-voz do presidente da Turquia, Ibrahim Kalin, afirmou na quinta-feira (4), o fornecimento dos S-400 à Turquia será iniciado nos próximos dias.
Escândalo internacional
A compra dos novíssimos sistemas de defesa antiaérea S-400 provocou escândalo internacional entre a Turquia e os Estados Unidos, que tentaram de todas as formas fazer com que Ancara abandonasse o acordo com Moscou, chegando até mesmo a oferecer seus sistemas de mísseis Patriot. Além do mais, os EUA vêm ameaçando excluir a Turquia do programa de desenvolvimento e aquisição de caças F-35.
Após a cúpula dos líderes do G20 em Osaka, no Japão, a situação entre os EUA e a Turquia ficou menos tensa, afirmou o ministro das Relações Exteriores da Turquia, Mevlut Cavusoglu.