Uma aeronave Boeing RC-135V Rivet Joint de inteligência eletrônica executou um voo perto das fronteiras da região russa de Kaliningrado. As informações sobre o voo foram anunciadas pelo serviço de monitoramento aéreo PlaneRadar.
O avião decolou de uma base aérea norte-americana em direção à parte ocidental da Rússia. Às 04h55 (horário de Brasília) a aeronave foi detectada na proximidade de Kaliningrado. Após 3 horas de voo, o Boeing retornou à sua base.
Além da aeronave norte-americana, um avião de reconhecimento sueco também se aproximou de Kaliningrado. A aproximação se deu quando o avião sobrevoou o espaço aéreo perto das fronteiras russas enquanto operava sobre o mar Báltico.
10:55 мск.
— PlaneRadar (@ua4wiy_) July 30, 2019
Самолёт радиоэлектронной разведки, ВВС США🇺🇸 (OF 38th RS/55th WG) , #Boeing RC-135V Rivet Joint, бортовой номер 64-14846, #FLUFF59, взлетевший с авиабазы Милденхолл🇬🇧 (#Mildenhall ,EGUN), разведывательный полёт вдоль границ Калининградской области🇷🇺.#RC135 #USAF pic.twitter.com/r7NifgCpUb
Moscou, 10h55. Aeronave de inteligência eletrônica das Forças Armadas dos EUA (OF 38th RS/55th WG), #Boeing RC-135V Rivet Joint, número de registro 64-14846, #FLUFF59, decolou da base aérea Mildenhall (Mildenhall, EGUN), voo de inteligência ao longo da fronteira da região de Kaliningrado. #RC135 #USAF
Recentemente os voos de aeronaves não tripuladas e de aviões de reconhecimento se tornaram mais frequentes perto das fronteiras da Rússia. Eles já foram detectados sobre o mar Negro, perto da região de Kaliningrado e na proximidade de bases russas na Síria.
Ignorando os avisos do Ministério da Defesa da Rússia, Washington rejeita terminar suas atividades de inteligência perto das fronteiras do país.