Os dados divulgados no 3º Levantamento Nacional sobre o Uso de Drogas pela População Brasileira, divulgado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), mostram que 7,7% dos brasileiros de 12 a 65 anos já usaram maconha ao menos uma vez na vida.
Atrás da maconha, aparece a cocaína em pó, consumida por 3,1% dos brasileiros pelo menos uma vez na vida.
Outro dado divulgado pela fundação é referente ao uso de crack e similares. Aproximadamente 1,4 milhão de pessoas entrevistadas relataram terem feito uso da substância pelo menos uma vez na vida, o que corresponde a 0,9% da população da pesquisa.
A pesquisa ouviu cerca de 17 mil pessoas com idades entre 12 e 65 anos, em todo o Brasil, entre maio e outubro de 2015, e é apontada como uma das mais completas por sua abrangência.
O 3° Levantamento Nacional sobre o Uso de Drogas pela População Brasileira teve sua origem numa concorrência pública lançada em 2014 pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), do Ministério da Justiça e Segurança Pública.
O estudo contou com a parceria de várias outras instituições, como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Instituto Nacional de Câncer (Inca) e a Universidade de Princeton, nos EUA.
Mesmo tendo sido aprovado em edital, o levantamento havia sido censurado a pedido do Ministério da Justiça em maio. Após um acordo entre a Advocacia Geral da União (AGU), o Ministério da Justiça e Segurança Pública e Fiocruz o estudo foi liberado nesta quinta-feira (9).