A informação foi divulgada pelo presidente da companhia, Roberto Castello Branco, durante um almoço na Associação Comercial do Rio de Janeiro.
"Nosso foco no estado do Rio de Janeiro é exploração e produção de petróleo e gás, o que não inclui distribuição de gás e transporte. Possivelmente, usinas termoelétricas movidas a gás. Este é o foco da companhia. O foco da companhia não é industrial. Nós somos uma companhia de petróleo", disse o presidente da Petrobras, citado pela Agência Brasil.
"A Petrobras está investindo US$ 54 bilhões – ninguém liga, ninguém presta atenção e fica até nos cobrando. Se chegar aqui uma fábrica de automóveis e resolver investir R$ 500 milhões, vai ser recebida com festa, pompa e fanfarra. Ninguém liga para os bilhões de dólares que estamos investindo", acrescentou Castello Branco.
Ele explicou que a Petrobras pretende intensificar as atividades de exploração e de produção de petróleo e gás, até 2022. Assim, suas operações e suas refinarias, além do estado do Rio, ficarão concentradas em São Paulo e no Espírito Santo.
De acordo com Castello Branco, o Rio de Janeiro será beneficiado com a arrecadação obtida com a produção de petróleo.
"Eu falei, há alguns meses, para o governador [Wilson] Witzel que ele vai ser um xeique do petróleo, porque o Rio de Janeiro vai ser o terceiro maior produtor de petróleo das Américas. Em 2022, 2023, o Rio de Janeiro só vai perder dos Estados Unidos e do Canadá", afirmou Castello Branco.