Coreia do Norte testa nova arma e critica Seul

© AP Photo / Ahn Young-joonLíder da Coreia do Norte, Kim Jong-um, em um programa de notícias na televisão transmitido na Coreia do Sul
Líder da Coreia do Norte, Kim Jong-um, em um programa de notícias na televisão transmitido na Coreia do Sul  - Sputnik Brasil
Nos siga no
O líder norte-coreano Kim Jong-un inspecionou o teste neste sábado (10) de uma nova arma, informou a mídia estatal KCNA.

Ao mesmo tempo, um diplomata da Coreia do Norte afirmou que Pyongyang não negociará com Seul em protesto contra os exercícios militares feitos pela Coreia do Sul e os EUA.

A Coreia do Norte disparou dois mísseis de curto alcance no sábado, seu quinto teste em duas semanas, no que a Coreia do Sul chamou de demonstração de força contra novos exercícios militares conjuntos com os Estados Unidos.

Os aliados deram início a um teste que será realizado em grande medida em simulações de computador. É uma alternativa aos antigos testes de grandes escalas feitos por Seul e Washington e que foram congelados para agilizar as negociações nucleares entre Pyongyang e os Estados Unidos. 

A Coréia do Norte considera esses exercícios um "ensaio para a guerra" e os contra-atacou com sua próprias ações militares.

Os novos "projéteis" foram desenvolvidos para se adequar ao terreno do país, e o mais recente teste provou que a "demanda vantajosa e poderosa do projeto foi perfeitamente atendida", disse a KCNA.

Especialistas em mísseis no Centro James Martin para Estudos de Não-Proliferação na Califórnia disseram que fotos divulgadas pela KCNA parecem mostrar um novo tipo de míssil balístico de curto alcance, embora seja necessária uma análise detalhada.

Em outro comunicado divulgado pela KCNA, um alto diplomata norte-coreano disse que não haverá conversações entre os dois países a menos que os aliados terminem seus exercícios militares que ainda mantêm "natureza agressiva".

"Dado que o exercício militar claramente nos coloca como um inimigo em seu conceito", disse Kwon Jong Gun, diretor geral de assuntos americanos do Ministério das Relações Exteriores.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала