Nesta segunda-feira (12) o Reino Unido enviou para o golfo Pérsico o navio de guerra HMS Kent no âmbito da missão naval liderada pelos estadunidenses.
A Marinha Real britânica irá operar ao lado da Marinha dos EUA, para alegadamente garantir a segurança de navegação dos navios mercantes no estreito de Ormuz, em meio às tensões com o Irã.
"A nossa principal atenção está firmemente focada na redução das atuais tensões. No entanto, estamos empenhados em manter a liberdade de navegação e assegurar a navegação internacional, é esse o objetivo da participação nesta operação", disse Andy Brown o comandante do navio.
O HMS Kent vai substituir outro navio britânico, o destróier HMS Duncan, que tem estado posicionado na região.
Missão de segurança marítima no golfo Pérsico
No dia 5 de agosto, o Reino Unido se juntou à missão de escolta de petroleiros organizada pelos EUA. As autoridades britânicas sublinharam que não houve quaisquer mudanças na política de Londres relativa ao Irã, e que o país não irá aderir as sanções de Washington contra Teerã.
Os Estados Unidos têm apelado reiteradamente para a criação de uma coalizão no golfo Pérsico no intuito de proteger a navegação, após um petroleiro britânico ter sido apreendido pelas forças do Irã no mês passado.
As tensões se intensificaram nos últimos meses, especialmente após o Irã deter o petroleiro de bandeira britânica Stena Impero no estreito de Ormuz em 19 de julho. A embarcação foi detida sob acusações de violar as leis de navegação marítima.