A embarcação é o primeiro porta-aviões construído inteiramente na China. Por enquanto, ele é chamado de Type 001A, visto que a Marinha Chinesa tradicionalmente torna público o nome de seus navios somente após seu comissionamento. O primeiro navio desta categoria do país é o Liaoning, de fabricação soviética e posteriormente modificado.
Inicialmente, o Type 001A suportaria 32 caças J-15 de quarta geração. No entanto, os especialistas chegaram à conclusão de que o navio precisaria ter mais caças para garantir a superioridade aérea em combate, disse o especialista naval Lie Jie em entrevista à Global Times.
O Type 001A, embora no geral seja parecido com seu predecessor Liaoning, possui algumas diferenças. Seu convés é maior, podendo carregar um maior número de aeronaves.
O navio chinês espelha o desenvolvimento do gigante asiático no setor naval. Pequim já revelou que pretende criar uma frota de porta-aviões semelhante à dos EUA.
O presidente da China Shipbuilding Industry Coorporation (Corporação Industrial de Construção Naval da China), comentou as novas capacidades do seu país, para a mídia local.
"Qualquer que seja o tipo de porta-aviões que nosso país queira desenvolver no futuro, nós poderemos fazê-lo por conta própria", disse Hu.
O novo porta-aviões chinês foi construído em 2 anos e 2 meses. Lançado ao mar em 2017, a embarcação tem passado por diversos testes antes de entrar em plena operação.