Escalada da guerra comercial faz China restringir drasticamente importações de ouro

© AP Photo / Kin CheungMoedas de ouro (imagem referencial)
Moedas de ouro (imagem referencial) - Sputnik Brasil
Nos siga no
A guerra comercial entre EUA e China aumentou ainda mais no início deste mês, principalmente depois de o presidente dos EUA, Donald Trump ter acusado Pequim de manipular a moeda chinesa.

A ação de Trump fez com que o yuan caísse para o menor valor dos últimos 11 anos, causando uma turbulência no mercado financeiro.

Com isso, a China passou a restringir a importação de ouro, com o objetivo de reduzir as saídas de dólares e fortalecer sua moeda, indica a agência de notícias Reuters citando fontes anônimas.

© Sputnik / Pavel LisitsynOuro
Escalada da guerra comercial faz China restringir drasticamente importações de ouro - Sputnik Brasil
Ouro

Segundo as fontes, no primeiro semestre deste ano, a China importou 575 toneladas de ouro, contra 883 toneladas importadas no mesmo período de 2018.

Também foi informado que a redução ocorreu quando o Banco Popular da China (PBoC) deixou de emitir quotas para alguns bancos locais e internacionais envolvidos no pagamento de dólares para importar ouro.

"No momento, não há qualquer quota de importação emitida na China", afirmou uma das fontes, ressaltando que praticamente nada foi importado pelos bancos nos últimos dois meses, o que outra fonte descreveu como um movimento "sem precedentes".

O PBoC, por sua vez, ressaltou que Pequim não usou e não usará as taxas de câmbio como medida para lidar com disputas comerciais, e que a acusação norte-americana de que a China seria um "manipulador de moedas" é inconsistente com os critérios quantitativos estabelecidos pelo Tesouro norte-americano.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала