Segundo a informação preliminar, a explosão deixou 40 mortos, mas como informou mais tarde o canal de televisão Tolo News, o número aumentou para 63 vítimas mortais e mais de 180 feridos.
A explosão ocorreu às 22h40m pelo horário local (15h10m em Brasília) em um dos salões de casamentos no oeste de Kabul. O dispositivo explosivo foi ativado por um bombista suicida.
O grupo Talibã nega sua conivência com o atentado.
A Hazara wedding was targeted in Darulaman area of capital #Kabul. The explosion took place inside the wedding hall, initial reports say: 20 killed and dozens more injured. pic.twitter.com/YPCixSeomN
— Zargai Abdali (@ZargaiAbdali) August 17, 2019
Um casamento Hazara foi atingido na área de Darulaman da capital, #Kabul. A explosão ocorreu dentro do salão de casamentos, os relatórios preliminares indicam 20 mortos e dezenas de feridos.
"Devastado pela notícia de um ataque suicida dentro de um salão de casamentos em Cabul. Um crime hediondo contra o nosso povo. Como é possível treinar um humano e pedir-lhe para explodir um casamento?", disse o porta-voz do Presidente Ashraf Ghani, Sediq Seddiqi, citado por AP.
O ataque acontece pouco depois da oitava rodada das negociações de paz entre o Talibã e os Estados Unidos, que terminou no início da semana, sem grandes avanços.
Video of the incident at a wedding hall in Kabul showing people are shocked and trying to run away from the site.#Kabul#Afghanistan pic.twitter.com/peFYV4xdpF
— Sultan Faizy سلطان (@SultanFaizy) August 17, 2019
Washington e o Talibã estão tentando chegar a um acordo de paz que incluiria a retirada de tropas estrangeiras do Afeganistão, em troca de garantias de que o país não será usado como abrigo para terroristas.
O Afeganistão, devastado pela guerra e em crise há décadas, é dividido por intensos combates entre tropas do governo e militantes do Talibã, além de outros grupos afiliados à al-Qaeda e Daesh (organizações terroristas proibidas na Rússia e em vários outros países).