A avaliação foi concebida considerando que o Banco de Desenvolvimento do BRICS ou Novo Banco de Desenvolvimento (NDR, na sigla em inglês) possui uma gestão de risco de alta qualidade, além de um forte apoio às operações pelos países membros e uma sólida base de capital, garantindo a solidez financeira.
"O BRICS enfrenta grandes necessidades financeiras para o desenvolvimento de infraestrutura e crescimento sustentável [...] optando por utilizar o NDB como instituição central para mobilizar recursos nessas áreas [...]", explicou a JCR em comunicado.
O BRICS, tendo como países membros o Brasil, a Rússia, a Índia e a África do Sul, criou o banco em 2015 com o objetivo de financiar projetos de infraestrutura e desenvolvimento sustentável nas economias emergente.
"A avaliação internacional AAA é um marco importante para o Banco que é propriedade total e liderado por países em desenvolvimento", afirmou o diretor do NDB, Leslie Maasdorp em comunicado oficial.
Atualmente, os projetos do NDB na África do Sul estão relacionados à proteção ambiental, energia renovável, tendo concedido empréstimos. Além disso, o banco possui avaliações AA+ da S&P Global Ratings e da Fitch Ratings.