Cerca de 750 pessoas estão participando de uma ação não sancionada no centro de Moscou, informa o serviço de imprensa do departamento de Moscou do Ministério do Interior.
As autoridades municipais da capital não autorizaram a realização neste sábado (31) de uma ação de apoio às diversas candidaturas da oposição que foram rejeitadas de participar nas eleições municipais que irão decorrer no dia 8 de setembro.
"Tendo em conta a ilegalidade do evento, aumenta a probabilidade de ameaças à segurança dos cidadãos, como também o risco de provocações tanto em relação aos participantes, como também em relação a outras pessoas", lê-se no comunicado.
A prefeitura moscovita fundamentou a sua decisão explicando que neste dia na avenida Sakharov irá decorrer o festival PRO Verão, dedicado ao dia 1º de setembro, dia do começo das aulas nas escolas russas.
Vale destacar que a prefeitura de Moscou autorizou a realização de 2 manifestações nos dias 10 e 11 de agosto na avenida Acadêmico Sakharov, no centro da cidade.
De acordo com dados oficiais da polícia, 20 mil pessoas compareceram aos protestos. Entretanto os organizadores abandonaram a ideia de realizar a segunda manifestação que estava agendada para o dia 11 de agosto.
No mês anterior já tinham sido levadas a cabo duas manifestações que não tinham sido sancionadas pelas autoridades da capital russa.
Naqueles dias, a polícia deteve cerca de 1.700 pessoas por diferentes tipos de infrações à lei. O Comitê de Investigação abriu diversos inquéritos relativos a distúrbios massivos e ataques contra autoridades.