Na ocasião, uma draga que naufragou na área portuária em 2010 foi retirada de debaixo d'água após Washington investir US$ 2,3 milhões (cerca de R$ 9,2 milhões) no resgate da embarcação.
O diplomata americano demonstrou o interesse dos EUA no porto grego que fica no norte do país.
"Estou certo de que eu visitei o porto de Alexandrópolis mais do que qualquer outro embaixador americano na Grécia. Isso reflete a importância geoestratégica desta cidade como porta dos Bálcãs e do mar Negro. Alexandrópolis é um elo chave na segurança energética europeia, na estabilidade regional e no crescimento econômico, por isso os EUA e a Grécia estão trabalhando juntos em promover nossos interesses comuns nos campos da segurança regional e economia", disse Pyatt no evento.
O resgate da draga possibilitará maior tráfego de navios militares e comerciais no porto. Pyatt também ressaltou que seu governo espera que o porto seja privatizado, o que poderia atrair investidores americanos.
Cooperação militar
Por sua vez, o ministro da Defesa Nacional da Grécia, Nikolaos Panagiatopoulos, falou sobre as vantagens estratégicas da cooperação com os EUA na exploração do porto.
"Graças ao uso do porto pelas Forças Armadas dos Estados Unidos, quando isso seja necessário, nossas relações estratégicas se fortalecerão, assim como a cooperação entre nossas forças armadas, contribuindo para a estabilidade e segurança da região", disse o ministro.
Ponto estratégico
Alexandrópolis fica situada em Evros, no nordeste grego, e próximo à fronteira com a Turquia. O local é estrategicamente importante pela sua proximidade com o estreito de Dardanelos, ponto de entrada ao mar Negro.