OTAN desenvolve plano de 'manutenção da superioridade' sobre adversários

© AP Photo / Steven GovernoSoldados da Marinha britânica e fuzileiros navais portugueses durante os exercícios da OTAN Trident, Lisboa (foto de arquivo)
Soldados da Marinha britânica e fuzileiros navais portugueses durante os exercícios da OTAN Trident, Lisboa (foto de arquivo) - Sputnik Brasil
Nos siga no
No âmbito da sua nova estratégia militar, a OTAN tenciona realizar métodos experimentais de resistência contra ameaças provenientes de várias esferas em simultâneo.

No sábado (14), o presidente do Comitê Militar, Stuart Peach, afirmou que essa nova estratégia deveria permitir manter a superioridade perante os potenciais adversários.

A estratégia da OTAN renovada na primavera deste ano foi aprovada pelo Comitê Militar, principal órgão militar da aliança, e está dirigida para a "adaptação aos desafios de segurança em mudança e também para a determinação de caminhos para uma contenção eficaz".

A estratégia militar é um documento confidencial.

No sábado (14), o presidente do Comitê Militar da OTAN, marechal da Aeronáutica Stuart Peach, revelou alguns pontos da estratégia em seu discurso durante uma reunião na Eslovênia, onde serão discutidas as questões da contenção e defesa na região euro-atlântica e também do conceito de realização de operações militares.

"Neste ano nós, pela primeira vez desde 1967, assinámos uma nova estratégia militar da OTAN. Isso suporta os três objetivos principais da Aliança do Atlântico Norte – a defesa coletiva, a gestão de crise e a segurança coletiva" disse ele.

Segundo Peach, as concepções desenvolvidas permitirão também "definir a prioridade das capacidades, do desenvolvimento das forças e da experimentação para a oposição aos desafios".

"Isso permitirá a OTAN manter a superioridade perante os adversários, potencias ou reais, nos permitirá exercer nossas missões principais", adicionou ele.

Comitê Militar da OTAN

O Comitê Militar da OTAN é o órgão militar superior da Aliança que é responsável pela consultoria do órgão político principal de decisão – o Conselho do Atlântico Norte, e também do Grupo de Planejamento Nuclear.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала