Preços de petróleo disparam após ataque contra refinarias sauditas

© AP Photo / Ng Han GuanBolsa de Valores de Pequim
Bolsa de Valores de Pequim - Sputnik Brasil
Nos siga no
Os preços do petróleo disparam nas bolsas de valores em todo o mundo depois que a Arábia Saudita anunciou a suspensão da produção diária de 5,7 milhões de barris.

Para os mercados de petróleo, é a pior interrupção não programada de produção da história, superando até a perda de suprimentos de petróleo do Kuwait e do Iraque em agosto de 1990.

Os preços das marcas de referência Brent subiram US$ 11,73, atingindo o valor de US$ 71,95 por barril nas primeiras operações da Bolsa de Valores de Cingapura.

O aumento afetou preço do gás natural, que aumentou entre 1,5 e 2%.

A Arábia Saudita foi forçada a suspender cerca de 50% de sua produção - 5% da produção global - depois que vários drones atacaram a maior instalação de processamento de petróleo do mundo em Abqaiq e o segundo maior campo de petróleo do reino em Khurais.

Após a ofensiva, o principal índice da Bolsa de Valores da Arábia Saudita, Tadawul All Share (TASI), registrou uma queda de cerca de 2,3%. O reino pode reiniciar um volume significativo de produção de petróleo interrompida em questão de dias, mas precisa de semanas para restaurar toda a sua capacidade de produção.

Por enquanto, os principais produtores e consumidores podem usar suas reservas acumuladas para tentar conter o aumento dos preços em todo o mundo. Assim, o presidente dos EUA, Donald Trump, autorizou a liberação do petróleo da Reserva Estratégica de Petróleo de seu país, "se for necessário".

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала