Rota de colisão? NASA rastreia asteroide em direção à Terra neste sábado

CC0 / / Asteroide (imagem referencial)
Asteroide (imagem referencial) - Sputnik Brasil
Nos siga no
A agência espacial norte-americana detectou uma rocha espacial com uma velocidade estonteante de 8,19 km/s (cerca de 18.000 Km/h) se aproximando de nosso planeta na noite deste sábado (21).

A NASA espera que o asteroide, chamado 2019 QZ1, se aproxime da Terra por volta da 1h19 UTC do domingo (22h19 do sábado, no horário de Brasília).

O asteroide QZ1 é um Objeto Próximo da Terra (NEO), em outras palavras, um objeto espacial cuja trajetória ocasionalmente cruza a órbita da Terra em torno do Sol, escreve o tabloide britânico Express.

"Alguns asteroides e cometas seguem caminhos orbitais que os levam muito mais perto do Sol e, portanto, da Terra, do que de costume […] Se a aproximação de um cometa ou asteroide o levar a menos de 1,3 unidades astronômicas do Sol, chamamos-lhe um Objeto Próximo da Terra", explicou a agência americana.

Maior que Big Ben de Londres

O QZ1 foi observado pela primeira vez em nosso Sistema Solar em 20 de agosto. A NASA estima que suas medidas se situem no intervalo de 57 a 130 metros de diâmetro – maior do que a torre do Big Ben em Londres.

© AP Photo / ISAS/JAXA via APImagem computadorizada da nave espacial Hayabusa 2 perto do asteroide Ryugu, em 5 de abril de 2019 (foto de arquivo)
Rota de colisão? NASA rastreia asteroide em direção à Terra neste sábado - Sputnik Brasil
Imagem computadorizada da nave espacial Hayabusa 2 perto do asteroide Ryugu, em 5 de abril de 2019 (foto de arquivo)

Com base nos cálculos da agência, não há risco de o asteroide colidir com a Terra esta noite. No seu ponto mais próximo, a rocha se aproximará do planeta a uma distância de 0,03198 unidades astronômicas (UA), ou seja, mais de 4,78 milhões de quilômetros.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала