O artigo indica que, graças a suas caraterísticas, o novo sistema de defesa antiaérea substituirá o atual S-400 como o complexo russo mais moderno.
O autor do artigo relembra que alguns atribuem ao S-500 a capacidade de destruir até meteoritos.
Assim, em 2013, um meteorito com o diâmetro de 20 metros caiu nos arredores da cidade russa de Chelyabinsk, aparentemente se desintegrando na atmosfera. Em resultado do incidente, mais de duas mil pessoas ficaram feridas.
"No entanto, nas redes sociais russas esse incidente foi chamado de milagre do S-500, porque, conforme se afirma, nesse momento estavam decorrendo testes do novo sistema S-500, que interceptou o meteorito e o destruiu com sucesso, evitando danos muito mais graves", sublinha o jornalista.
Os cientistas estabeleceram que o meteorito teria atravessado a atmosfera a uma velocidade de 67.600 quilômetros por hora.
Produção do S-500
A produção dos S-500 começou em junho. Segundo a CEO da empresa estatal russa Rostec, Sergei Chemezov, a Rússia não vai vender os sistemas "por dinheiro nenhum", sendo destinados exclusivamente ao Exército da Rússia.
Caraterísticas do S-500
O raio de alcance do S-500 Prometei atinge 600 quilômetros. O sistema será capaz de detectar e atacar até dez alvos balísticos hipersônicos voando à incrível velocidade de até sete quilômetros por segundo (25.200 km/h). Será também capaz de atacar ogivas de mísseis hipersônicos.
Por suas caraterísticas técnicas, o S-500 é superior ao S-400 que está atualmente em funcionamento e também ao concorrente estadunidense, o Patriot Advanced Capability-3.