O colunista da Sputnik Andrei Kots opina que a principal característica do Prometei em relação ao seu antecessor S-400 Triumph é a sua capacidade de interceptar não só aviões, mas também mísseis balísticos.
Combinação implacável
A combinação das funções de defesa aérea e defesa antimíssil em uma única plataforma cobrirá com segurança grandes cidades e importantes instalações industriais. Em particular, o S-500 protegerá os silos dos mísseis balísticos intercontinentais - a base terrestre do escudo nuclear russo.
"As características táticas e técnicas detalhadas deste sistema ainda são sigilosas […] O mais importante é a sua mobilidade. O tempo de implantação não leva mais de cinco minutos. Os mísseis Prometei podem ser rapidamente transportados por avião para qualquer lugar e cobrir as tropas", disse o especialista militar Mikhail Khodarenok.
Segundo ele, o S-500 é capaz de operar até mesmo contra alvos no espaço próximo, a altitudes de 200-250 quilômetros, em particular, contra satélites militares voando a baixa altitude.
Os mísseis guiados Prometei, cujo raio de alcance estimado é de 600 km, são capazes de abater cerca de dez alvos balísticos supersônicos voando a velocidades de até sete quilômetros por segundo (25.200 km/h), bem como de interceptar ogivas de mísseis hipersônicos .
Exceção à regra
Tendo bastante mobilidade em terra, o caminhão de 50 toneladas e 10 rodas (que transporta os componentes do sistema) tem cerca de 500 cavalos de potência, o que proporciona uma velocidade de até 50 km/h, descreve o colunista Andrei Kots.
Para que o S-500 seja capaz de repelir ataques de mísseis hipersônicos em grande escala, os seus desenvolvedores pretendem integrá-lo em uma única rede com os sistemas S-400, S-300VM4 e S-350 Vityaz: para quebrar esse escudo o inimigo terá que se esforçar muito.
Embora se acredite que qualquer sistema de defesa aérea pode ser "esmagado" por um grande número de mísseis de ataque e lançadores, o S-500 provavelmente será uma exceção à regra.
Interesse estrangeiro
Segundo o CEO da empresa estatal russa Rostec, Sergei Chemezov, a série Prometei será lançada no segundo semestre de 2020 e os primeiros conjuntos destes mísseis interceptores serão entregues às tropas nos próximos dois ou três anos. E embora a Rússia não pretenda exportar a novidade, o interesse dos clientes estrangeiros neste armamento está crescendo constantemente.
O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, anunciou a possibilidade de produção conjunta do sistema Prometei, enquanto a China também mostrou interesse nos S-500, uma vez que comprou vários S-400 Triumph russos.
Esses sistemas russos de defesa aérea sempre foram bastante procurados. A Rússia se afirmou como um fabricante de sistemas de mísseis interceptores de alta qualidade, significativamente superior aos melhores modelos ocidentais em termos de características e preços competitivos, conclui o jornalista.