O comunicado de imprensa do departamento militar destaca que os lançamentos foram realizados na segunda-feira (30) para confirmar o desempenho dos projéteis.
Os militares consideraram as manobras bem-sucedidas, já que a ogiva atingiu o alvo pré-determinado, na península de Kamchatka. A distância entre Plesetsk e a península ultrapassa os 5.500 quilômetros.
O Ministério da Defesa russo publicou hoje (1º) no Twitter o vídeo do lançamento do Topol-M.
O major-general e piloto emérito da Rússia Vladimir Popov disse que esses lançamentos são realizados frequentemente para verificação dos vários sistemas dos mísseis.
"Foi realizado um lançamento programado no alcance máximo para determinar as características de precisão, incluindo o desempenho dos sistemas de orientação […] Esse trabalho é realizado periodicamente, e seus resultados permitem determinar muita coisa: o nível de formação do pessoal, a condição técnica desses sistemas de mísseis e, em geral, a organização do estado de prontidão no geral. Este é realmente um indicador do desempenho do sistema de defesa global de nossas fronteiras", disse o especialista militar
O Topol-M é um sistema de mísseis estratégicos desenvolvido no final dos anos 80 e início dos anos 90. Na versão de baseamento em silo, foi adotado em serviço no ano 2000.