Um protocolo de intenções foi assinado nesta quarta-feira, no Palácio do Planalto, na presença de nove ministros de Estado, o presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM) e representantes de três agências das Nações Unidos (ONU) que lidam com população (Unfpa), migração (OIM) e refugiados (Acnur), informou Agência Brasil.
O governo pretende interiorizar os imigrantes da Venezuela no Brasil para facilitar sua integração. O Brasil já recebeu 14.643 refugiados e imigrantes venezuelanos em mais de 250 municípios e mais de 9 mil deles entraram no país em 2019.
Segundo o protocolo, os municípios que aderirem à campanha definirão o número de pessoas e famílias que poderão receber, bem como o perfil dos imigrantes. Já o governo federal fará avaliação clínica, vacinação e prestará assistência médica imediata aos venezuelanos.
A ONU informa que 4 milhões de pessoas saíram da Venezuela desde 2016. Pelo menos 115 mil pessoas solicitaram refúgio no Brasil e outras 90 mil pediram residência temporária.