De acordo com um ex-funcionário do Centro de Estratégia e Pesquisas Internacionais dos Estados Unidos em Washington, Andrew Metrick, o porto alemão de Bremerhaven seria fundamental para o desembarque de tropas dos EUA na Europa.
O acesso ao porto é feito por meio de duas eclusas e duas pontes ferroviárias.
Bremerhaven é o nó mais importante para mover equipamentos pesados pelo continente europeu.
No entanto, ao destruir as suas pontes, o porto se tornaria inútil para as forças americanas.
"O porto de Bremerhaven pode ser facilmente incapacitado já que o acesso é feito por duas comportas. Ao mesmo tempo, a linha férrea até ao porto passa por duas pontes. Se elas forem destruídas o porto se tornaria inoperante", disse Metrick em artigo publicado pelo Instituto Naval dos EUA.
O especialista acrescenta que os portos de Rotterdam e Antuérpia seriam mais resistentes aos ataques russos devido à sua maior dimensão, mas têm fraquezas similares a Bremerhaven.
O especialista também ressaltou o maior poder dos mísseis russos, o que seria importante em um cenário de guerra na Europa.
"A Marinha da Rússia está no meio de uma mudança da projeção de seu poder e capacidades de ataque a grande distância, como demonstrado pelas operações de suporte a ataque na Síria", afirmou Metrick.