O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, afirmou que Reino Unido e a União Europeia chegaram a um "grande novo" acordo do Brexit.
We’ve got a great new deal that takes back control — now Parliament should get Brexit done on Saturday so we can move on to other priorities like the cost of living, the NHS, violent crime and our environment #GetBrexitDone #TakeBackControl
— Boris Johnson (@BorisJohnson) October 17, 2019
Conseguimos um grande novo acordo de recuperação do controle. Agora o Parlamento deve cumprir o Brexit no sábado para podermos seguir em frente com outras prioridades como custo de vida, Serviço Nacional de Saúde, criminalidade e nosso meio-ambiente
O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, confirmou o novo acordo do Brexit.
As partes continuam negociando o teste legal de um novo acordo do Brexit. Contudo, o acordo ainda precisa ser aprovado pelos Parlamentos do Reino Unido e da Europa.
🇪🇺🤝🇬🇧 Where there is a will, there is a #deal - we have one! It’s a fair and balanced agreement for the EU and the UK and it is testament to our commitment to find solutions. I recommend that #EUCO endorses this deal. pic.twitter.com/7AfKyCZ6k9
— Jean-Claude Juncker (@JunckerEU) October 17, 2019
Onde há uma vontade, há um acordo. Temos um [acordo]! Um acordo justo e equilibrado para a União Europeia e o Reino Unido, isso é uma prova do nosso empenho para encontrar soluções.
Enquanto isso, o Partido Unionista Democrático (DUP) afirmou que o acordo anterior permanece inalterado, mesmo depois do anúncio de que um novo acordo foi fechado.
Arlene Foster, líder do DUP, afirmou anteriormente que seu partido não poderia apoiar um acordo que manterá a Irlanda do Norte na união aduaneira da União Europeia.
Anteriormente, Johnson sugeriu que a Irlanda do Norte deixasse a união aduaneira da União Europeia com o resto do Reino Unido depois que o período de transição terminasse. Entretanto, a ideia foi rejeitada pelo DUP e pela UE.