A aeronave foi chamada de Yasin. Com 12 metros de comprimento e quatro de altura, o Yasin deverá ser usado pelos pilotos militares do Irã a uma altitude máxima de 12 km.
Conforme publicou a agência de notícias iraniana Mehr, a aeronave é equipada com um poderoso motor de 7.000 libras de empuxo. A principal função do Yasin será treinar os pilotos da força aérea do país.
A cerimônia de estreia do Yasin foi realizada hoje (17), na base aérea de Noje, na cidade iraniana de Hamadan.
The first Iranian-made fighter jet ‘Yasin’, was officially unveiled at the Noje airbase in Hamadan this morning. pic.twitter.com/6biL9aegAr
— Hami Hamedi (@HamediHami) October 17, 2019
O primeiro caça feito no Irã, Yasin, foi oficialmente apresentado na base aérea de Noje, na cidade de Hamadan.
O evento contou com a presença do ministro da Defesa do Irã, general-brigadeiro Amir Hatami, além de outras autoridades persas.
Sucesso apesar das sanções
O ministro da Defesa ressaltou o sucesso da produção da aeronave com tecnologia 100% nacional, não obstante as sanções às quais o Irã foi submetido pelos Estados Unidos.
"O caça avançado e sofisticado foi produzido por engenheiros nacionais e envia uma mensagem clara à Arrogância global [referência aos EUA] de que as sanções não tiveram nenhum efeito na República Islâmica do Irã", disse Hatami durante a cerimônia de estreia da aeronave.
Ainda segundo o ministro, a aeronave foi desenvolvida em cooperação com empresas privadas.