A informação foi confirmada por decreto, publicado no Diário Oficial do Estado. Esse é o segundo município a declarar emergência em Alagoas, depois de Coruripe.
Apesar da limpeza ter sido nas praias dessas cidades, as manchas estão retornando.
O promotor de Japaratinga, Emanuel Valença, revelou que pelo menos 300 toneladas de óleo, de origem que segue desconhecida, já foram recolhidas no município.
"Tem a questão dos voluntários aí, do maquinário, do abastecimento. O município não está suportando. Em virtude disso, e da incerteza de não sabermos qual é a origem, não temos como mensurar quantidade, se ainda virá mais óleo, é que foi feito o decreto", disse o promotor citado pelo jornal Globo.
O estado de Alagoas reconheceu o estado de emergência nos municípios. Segundo o Instituto do Meio Ambiente (IMA), o total de resíduos coletados na costa alagoana já chega a mais de mil toneladas.
Já o Ibama informou que o número de pontos atingidos no estado subiu para 40, em 13 municípios alagoanos. Já são 238 pontos afetados em 88 municípios em toda a região do Nordeste brasileiro.