Embora pareça impossível um helicóptero abater um caça, existiram alguns raros casos em que pilotos de helicóptero foram hábeis o suficiente para abater caças inimigos.
Um desses casos, ocorrido há exatos 30 anos, foi relatado pelo portal Russkoe Oruzhie.
O ano era 1984. A Guerra Irã-Iraque estava em seu auge e ambas as partes do conflito usavam material bélico tanto de origem americana como soviética.
O Iraque possuía o poderoso helicóptero de ataque soviético Mi-24, ainda lançado no final da década de 60. Do outro lado, a aviação militar iraniana contava com o caça supersônico norte-americano F-4 Phantom.
Épica batalha
Em 27 de outubro daquele ano, ambas as aeronaves se encontraram nas proximidades de Ain-Hosh, no Iraque.
Conforme contou o portal, o F-4 do Irã resolveu se posicionar contra o Mi-24 iraquiano após tê-lo detectado. No entanto, a baixa altitude de voo do helicóptero não lhe deu condições de ataque.
Aproveitando-se da situação, o Mi-24 levantou seu nariz e disparou alguns de seus foguetes S-5, desenvolvidos para atingir alvos terrestres.
Para sorte do piloto iraquiano, um dos foguetes acertou na fuselagem do F-4 iraniano, que voava a cerca de 3 km de distância.
O tiro abateu o caça e o Mi-24 se safou do risco de ser derrubado.
No calor da guerra entre ambos os países o Irã não assumiu a perda de sua aeronave, coisa típica de certos conflitos militares.