A boca de um tubarão não parece ser o melhor ambiente para outros animais viverem, mas há exceções.
Pesquisadores japoneses descobriram uma espécie semelhante a um camarão na boca de um tubarão-baleia.
Estes pequenos animais são uma variedade da subordem da gammaridea, um tipo de crustáceo conhecido pela sua capacidade de sobreviver em uma grande variedade de habitats.
A nova espécie é marrom e tem cerca de cinco milímetros de comprimento e patas peludas que a ajudam a alimentar-se capturando substâncias orgânicas. Recebeu o nome de Podocerus jinbe em homenagem ao nome japonês para o tubarão-baleia, jinbe zame.
"Essa criatura, que normalmente tem de 3 a 5 centímetros de comprimento, é incrível porque pode viver em diferentes ambientes", afirmou à AFP o pesquisador sênior Ko Tomikawa, professor associado da Universidade de Hiroshima. "Mas não esperava encontrar um dentro da boca de um tubarão-baleia", acrescentou.
Tomikawa explicou que há uma razão pela qual o Podocerus jinbe foi detectado em um lugar tão estranho: "Provavelmente, a boca do tubarão-baleia é um bom habitat, porque a água fresca do mar, que ele precisa para respirar, entra lá regularmente, bem como alimentos. Também se trata de um lugar seguro sem predadores", concluiu o cientista.