Em 26 de outubro, a Frota do Norte da Marinha Russa anunciou que as tripulações dos submarinos nucleares B-534 Nizhny Novgorod e K-336 Pskov realizariam exercícios de mergulho profundo nas águas neutras do Mar da Noruega.
A entidade disse que tais exercícios são uma prática comum para os submarinos.
"É a maior operação submarina da Rússia [...] desde a Guerra Fria; o Serviço de Inteligência [da Noruega] salienta que não é um exercício, é uma operação destinada a mostrar o poderio militar", disse a mídia.
Na última semana, de acordo com a NRK, a maioria dos submarinos da Frota do Norte russa "tentaram navegar sem serem detectados das suas bases na península de Kola" até aos mares de Barents e da Noruega.
A operação começou no início da semana passada e atualmente envolve até 10 submarinos, disse a emissora citando as fontes.
"Oito deles são nucleares. Alguns submarinos tentam chegar o mais longe possível no oceano Atlântico", disse ele.
O SIN afirmou que está atualmente ciente das posições dos submarinos russos, embora seu deslocamento tenha sido escondido.
"A operação russa é a razão pela qual há muita vigilância no ar na base aérea de Andoya [na província norueguesa de Nordland] da Força Aérea Real norueguesa", disse a mídia.