A Marinha americana tuitou na terça-feira (12) as fotos da operação, considerando-a ser "em conformidade com o direito internacional".
#BREAKING: #USSChancellorsville conducted a routine Taiwan Strait transit Nov. 12 (local time). The ship's routine transit demonstrates the U.S. commitment to a free and open Indo-Pacific. The #USNavy will continue to operate anywhere international law allows. #NavyReadiness pic.twitter.com/QNnJXxzkbU
— U.S. Navy (@USNavy) November 12, 2019
Urgente: USS Chancellorsville conduziu uma passagem rotineira pelo estreito de Taiwan em 12 de novembro [tempo local]. O trânsito rotineiro do navio demonstra o compromisso dos EUA com um Indo-Pacífico livre e aberto. A Marinha dos EUA continuará operando em qualquer lugar onde a lei internacional permitir. Prontidão da Marinha
O porta-voz da 7ª Frota dos EUA, Reann Mommsen, disse à Fox News que "a Marinha dos EUA continuará voando, navegando e operando onde o direito internacional permitir" e que, durante a viagem, "todas as interações entre navios e aeronaves (chinesas) foram profissionais e rotineiras".
Sequência de passagens
De acordo com o South China Morning Post, o Ministério da Defesa de Taiwan relatou que o lançador de mísseis americano atravessou o estreito de norte a sul antes de sair pelo canal de Bashi.
USS Chancellorsville corresponde à nona embarcação militar dos Estados Unidos a passar neste ano pelas águas que separam a ilha chinesa da China continental.
A última vez que um navio de guerra americano atravessou o estreito foi no final de setembro.