Segundo o ministro, as negociações se iniciaram no início de julho.
"Estamos conversando com a China sobre 'free trade'. Estamos buscando um alto nível de integração. É uma decisão. Queremos nos integrar às cadeias globais, perdemos tempo demais, temos pressa", disse o ministro.
Guedes disse que não interessa ao Brasil se posicionar a respeito da guerra comercial entre os Estados Unidos e a China. Segundo ele, o Brasil quer ser "amigo de todos".
"Ao contrário, we want to be friends with everybody", disse o ministro em inglês.
Paulo Guedes afirmou que a integração entre países asiáticos melhorou o índice de pobreza na região, não perdendo a chance de criticar o Mercosul.
"Os chineses, indianos, malaios, filipinos, está todo mundo subindo o padrão de vida. Enquanto isso o Mercosul, fez o contrário: cabeça de avestruz, enfiamos a cabeça no chão. Ficamos fechados. Nosso padrão de vida está piorando", disse.
Paulo Guedes fez a apresentação durante a reunião do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB, na sigla em inglês) do BRICS. A partir desta quarta-feira Brasília recebe a cúpula do grupo, que reúne líderes de Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.