A grande mortandade das cagarras se deu justamente durante seu período migratório do hemisfério norte ao hemisfério sul, mas especificamente para o litoral da Austrália, percurso que se estende por cerca de 14.000 km.
Conforme publicou o tabloide Daily Mail, tais aves migram para o sul para sua reprodução neste período do ano após passarem o verão no Alasca.
No entanto, neste ano o número de cagarras mortas nas praias de Sydney superou em muito eventos semelhantes no passado.
Hundreds of dead birds wash up on iconic Sydney beaches https://t.co/iKhl2pwCNq @MailOnline
— Bpbriper 🔜✖ (@bpbriper) November 18, 2019
Centenas de aves mortas infestam famosas praias de Sydney
Por sua vez, alguns pesquisadores acreditam que tal mortandade tem origem na falta de comida.
A razão disto seria o aumento da temperatura média do mar, o que afastaria de águas rasas peixes que são consumidos pelas cagarras no litoral do Alasca.
"Tem alguma coisa muito errada acontecendo", disse Peter Barrand, presidente da organização ambientalista BirdLife Warrnambool.
Ainda de acordo com o Serviço de Pesca e Vida Selvagem dos EUA, uma série de eventos poderia estar por trás da mortandade.
"Isso não é um evento isolado, mas uma série de mortandades catastróficas [...] Começando no fim de junho, estas mortandades continuaram em trechos diferentes do litoral do Alasca, se estendendo progressivamente mais ao sul em agosto", declarou o órgão americano.
Ainda segundo os pesquisadores, isso seria ainda a "ponta do iceberg".