O Instituto de Estudos Internacionais de Middlebury, EUA, e o operador de satélites Planet Labs Inc. publicaram uma imagem de satélite que indica que a Coreia do Norte estaria se preparando para retomar os testes de motores de lançadores de satélites, uma tecnologia semelhante àquela que é usada para lançamento de mísseis balísticos intercontinentais, no polígono de Sohae (Tongchang-ri).
O presidente estadunidense, Donald Trump, após a cúpula realizada em Singapura em 2018 com o líder da Coreia do Norte, tinha dito que este local de testes foi desmantelado.
A imagem tirada nesta quarta-feira (5) mostra a plataforma de lançamento de satélites de Sohae, onde há um grande contentor que não tinha sido visto neste local antes desta quinta-feira, explicou à CNN o diretor do Programa de Não Proliferação da Ásia Oriental do Instituto Middlebury, Jeffrey Lewis.
Na opinião dele, a presença deste contentor dá sugere que os norte-coreanos estão se preparando para retomar os testes de motores em Sohae. Por enquanto, nem o Pentágono nem a CIA prestam quaisquer comentários a este respeito, diz CNN.
Segundo Lewis, os testes de motores não são considerados tão provocantes como os lançamentos de mísseis ou satélites, mas de qualquer maneira esta atividade na plataforma de Sohae representa "um desenvolvimento significativo e um passo para o lançamento de armamentos de uma natureza mais ameaçadora".
Anteriormente foi divulgada uma imagem de satélite mostrando que a Coreia do Norte estava aparentemente construindo um submarino capaz de portar mísseis balísticos com carga nuclear, segundo afirmações de investigadores estadunidenses feitas com base na análise de recentes imagens de um estaleiro norte-coreano obtidas via satélite.