A cerimônia solene de despedida no porto de Kaliningrado foi celebrada em 7 de dezembro, mas os ventos de até 80 quilômetros por hora e a chuva forte obrigaram a adiar a saída até hoje (8).
"Aproveitando o vento, os capitães conduziram as embarcações através do canal de Kaliningrado até o alto mar", informou a assessoria de imprensa da expedição.
Em 25 de dezembro, o Kruzenshtern chegará à Santa Cruz de Tenerife, nas Canárias, arquipélago visitado pelos navegantes russos Fabian Gottlieb Thaddeus von Bellingshausen e Mikhail Lazarev durante a circum-navegação dos navios Vostok e Mirni em 1819-1821.
O navio-escola Sedov chegará no dia 31 de dezembro a Las Palmas, onde a tripulação vai celebrar a chegada do Ano Novo.
A bordo dos dois veleiros viajam mais de 230 jovens marinheiros de várias cidades da Rússia, entre os quais 18 cadetes.
Da expedição participa outro barco de treinamento, o Palada, um veleiro de três mastros que partiu no 1º de novembro do porto de Vladivostok na costa russa do Pacífico.
O Palada e o Sedov vão navegar ao redor ao mundo, enquanto o Kruzenshtern se limitará a realizar uma travessia transatlântica.
Um total de 692 cadetes e 56 grumetes vão fazer instrução prática a bordo dos três veleiros.
Durante a expedição, os navios percorrerão mais de 96.000 milhas náuticas e farão mais de 40 paradas em portos da Europa, África, Oceania e Américas.