Todas as pedras, de meio metro de altura, estavam no interior de uma estrutura funerária que também incluía três vasos funerários, entre outras peças arqueológicas, informa o portal científico Live Science. Por agora, não está claro para que eram utilizadas mas se supõe que tivessem bastante importância, de acordo com o comunicado publicado pelo Centro de Investigação de Arqueologia de Orkney.
Alguns artefatos se assemelham ao corpo humano enquanto outros são lisos e poderiam ter sido utilizados como pesos. No passado, estas pedras lisas serviriam, com cordas amarradas, para ajudar a sustentar o telhado de uma casa, opinam os investigadores.
"É muito raro encontrar reproduções pré-históricas de humanos nas ilhas Orkney [a ilha de Mainland é a maior deste arquipélago escocês] e, quando se descobrem, geralmente estão separadas ou em grupos mais pequenos. Sendo estatuetas, descobrir nove destes artefatos dentro de uma estrutura é muito emocionante", comentou Colin Richards, do Instituto Arqueológico da Universidade da Escócia e Ilhas.
As ilhas Orkney ou Órcadas são um arquipélago localizado no Mar do Norte, cerca de 16 km ao largo do norte da Escócia.
Unusually Shaped Stones Unearthed in Prehistoric Orkney https://t.co/wkCUpGBjEB pic.twitter.com/dwhvX6w2ra
— Ed Dymond (@edymond) December 11, 2019
Pedras pré-históricas de formas invulgares desenterradas em Orkney
Esta não foi a única surpresa que os arqueólogos escoceses tiveram. Em uma vala perto da estrutura funerária de pedra, os investigadores encontraram marcas largas e entrelaçadas, possivelmente deixadas por arados pré-históricos. Esta descoberta mostra que há 4.000 anos as pessoas já eram capazes de cultivar a terra.