Troca de prisioneiros entre EUA e Irã não é 'nenhum novo caminho', diz Teerã

© AP Photo / Escritório do Líder SupremoLíder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, discursa em Teerã, no Irã (foto der arquivo)
Líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, discursa em Teerã, no Irã (foto der arquivo) - Sputnik Brasil
Nos siga no
Keivan Khosravi, porta-voz do Supremo Conselho de Segurança Nacional do Irã, disse neste sábado (14) que a recente troca de prisioneiros com entre Teerã e Washington não é o começo de "nenhum novo caminho".

Os comentários de Khosravi ocorrem depois que o Representante Especial dos EUA para o Irã, Brian Hook, disse na quarta-feira que a troca de prisioneiros da semana passada poderia levar a uma discussão mais ampla entre os dois países.

"A troca de prisioneiros foi feita sem qualquer negociação e com base na abordagem humanitária do Irã. Não é o começo de nenhum novo caminho e é o fim de uma situação difícil de pessoas inocentes que foram encarceradas pelo banditismo internacional dos Estados Unidos", disse Khosravi, de acordo com o jornal Tehran Times.

O ministro das Relações Exteriores do Irã, Mohammad Javad Zarif, informou que o Irã e Estados Unidos estavam realizando a troca do cientista iraniano Massoud Soleimani, preso nos Estados Unidos, pelo estudioso Xiyue Wang, detido no Irã.

Na segunda-feira, Zarif disse que seu país estava pronto para uma troca abrangente de prisioneiros com os Estados Unidos, acrescentando que "a bola está no tribunal dos EUA".

As relações entre os Estados Unidos e o Irã estão tensas em várias frentes e o relacionamento se deteriorou desde que Washington saiu do acordo nuclear firmado com o país persa. 

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала