"Nesta fase, o mais importante é que as negociações entre os EUA e a Coreia do Norte sejam retomadas o mais rápido possível; para alcançar um progresso real no estabelecimento de uma paz duradoura e desnuclearização da península coreana, é importante que toda a comunidade internacional faça esforços nesse sentido", afirmou o Ministério das Relações Exteriores da Coreia do Sul em comunicado.
EUA são contra proposta de Rússia e China para suspender sanções da ONU à Coreia do Norte https://t.co/Q5qXFlutMM pic.twitter.com/lXfwdPsaQD
— Sputnik Brasil (@sputnik_brasil) December 17, 2019
Desde 2018, os líderes dos EUA e da Coreia do Norte, Donald Trump e Kim Jong-un, realizaram três reuniões nas quais concordaram em avançar em temas como a desnuclearização da península e a normalização das relações. Além disso, as duas Coreias realizaram várias cúpulas bilaterais.
No entanto, atualmente o processo de distensão na península coreana e os diálogos entre Pyongyang e Washington sobre desnuclearização se encontram paralisados, enquanto a Coreia do Norte fez várias declarações afirmando que poderia retomar os testes de mísseis.