O Comando de Defesa Aeroespacial dos EUA busca o "presente de Natal" que a Coreia do Norte diz ter preparado para Washington e, mantendo a tradição, "rastreia" a rota usada pelo Papai Noel para entregar presentes para crianças em todo o mundo.
O comando militar NORAD, responsável pela defesa do espaço aéreo dos EUA e do Canadá, tem como missão primordial emitir alertas sobre ameaças marítimas ou espaciais em toda a América do Norte.
No entanto, por mais de seis décadas, o NORAD também disponibiliza uma animação que revela a complexa rota do Papai Noel, que cruza o globo com as suas renas para entregar presentes a todas as crianças.
"Conforme o NORAD conduz a sua missão primordial de defender a América do Norte de ameaças, temos o orgulho de seguir a nossa tradição e rastrear a jornada do Papai Noel ao redor do mundo", informou o Comando.
O portal de rastreamento do Papai Noel recebe 15 milhões de visitas anuais de mais de 200 países e territórios ao redor do mundo, segundo o NORAD.
Neste ano, entretanto, o comando deve lidar com as ameaças norte-coreanas de entregar "presente de Natal" a Washington, caso o prazo estipulado por Pyongyang para a retomada dos diálogos bilaterais expire, o que deve ocorrer até o fim do ano.
O NORAD rastreia testes com mísseis de longo alcance lançados pela Coreia do Norte. Já o rastreamento do Papai Noel é realizado desde 1955, quando o número de telefone do comando foi erroneamente divulgado como sendo o da casa do bom velhinho no polo norte.
Na época, o comando passou a receber ligações de crianças, que perguntavam se o Papai Noel já estava a caminho de suas casas. A primeira ligação foi recebida pelo coronel Harry Shoup da Força Aérea americana, que assegurou que o bom velhinho estava seguro e a caminho.
Conforme a tradição do comando militar, o paradeiro do Papai Noel pode agora ser rastreado através das contas do NORAD no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.