EUA e aliados suspendem treinamento de forças iraquianas, diz militar alemão

© AP Photo / Nasser NasserSoldado iraquiano guarda a Embaixada dos EUA em Bagdá, após ser invadida por militantes xiitas, em 1 de janeiro de 2020
Soldado iraquiano guarda a Embaixada dos EUA em Bagdá, após ser invadida por militantes xiitas, em 1 de janeiro de 2020  - Sputnik Brasil
Nos siga no
Os EUA e seus aliados teriam suspendido o treinamento de forças de segurança iraquianas em função do aumento das tensões que se seguiu ao assassinato do major-general Qassem Soleimani nesta sexta-feira (3).

A agência de notícias Reuters teve acesso à carta de um oficial general do Exército alemão que informa ao parlamento em Berlim que o programa de treinamento de forças iraquianas seria interrompido.

"O treinamento das forças de segurança e das Forças Armadas do Iraque está suspenso temporariamente", escreveu o tenente-general Erich Pfeffer à Comissão de Relações Exteriores do Bundestag.

Segundo ele, o tenente-general norte-americano Pat White havia decidido aumentar o nível de segurança das tropas da Operação Decisão Inerente (OIR, na sigla em inglês), que se encontra sob seu comando.

"A decisão é vinculante a todas as nações parceiras envolvidas na OIR nos centros de treinamento no Iraque", acrescentou Pfeffer.

A Alemanha possui cerca de 120 militares no Iraque, operando sob a OIR, uma operação liderada pelos EUA.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала