Neste sábado (4), o parlamento da Líbia reconhecido pela ONU, baseado em Trípoli, votou pelo cancelamento do acordo militar assinado pelo governo com a Turquia, reportou o canal Al-Arabiya.
Anteriormente, o parlamento da Turquia havia aprovado uma moção para enviar tropas à Líbia, a fim de apoiar o governo baseado em Trípoli a resistir a mais recente ofensiva do Exército de Libertação Nacional da Líbia, comandado por Khalifa Haftar.
O parlamento líbio quer obter toda documentação relevante sobre a cooperação com Ancara, atualmente sob responsabilidade do líder do governo internacionalmente reconhecido, Feyez Sarraj, para investigar os envolvidos e perscrutar suas motivações.
O parlamento baseado em Bengazi havia se posicionado contra o acordo com a Turquia, ao se recusar a reconhecer a legitimidade do acordo firmado pelas autoridades de Trípoli.
A cidade de Trípoli encontra-se cercada pelas forças do Exército de Libertação Nacional da Líbia, chefiado pelo marechal Khalifa Haftar.
Bengazi corta relações com Ancara
Neste sábado (4), o parlamento baseado em Bengazi cortou relações diplomáticas com Ancara, reportou o canal Sky News Arabia.
A medida poderia levar ao fechamento da Embaixada da Turquia na Líbia, reportou o jornal egípcio Youm7.
Além disso, o parlamento solicitou que organizações internacionais como a Liga Árabe, União Africana e Conselho de Segurança da ONU retirem seu reconhecimento ao governo baseado em Trípoli, chamado de Governo do Acordo Nacional.