Parlamento de Trípoli cancela acordo militar com Turquia

© AP Photo / Hazaem AhmedMulheres líbias na Praça do Mártir, em Tripoli, na Líbia, em março de 2019 (foto de arquivo)
Mulheres líbias na Praça do Mártir, em Tripoli, na Líbia, em março de 2019 (foto de arquivo) - Sputnik Brasil
Nos siga no
Neste sábado, ambos os parlamentos da Líbia votaram medidas que prejudicam a influência da Turquia nesse país do norte da África. O parlamento de Trípoli quer o fim do acordo militar, enquanto o de Bengazi cotou relações diplomáticas com Ancara.

Neste sábado (4), o parlamento da Líbia reconhecido pela ONU, baseado em Trípoli, votou pelo cancelamento do acordo militar assinado pelo governo com a Turquia, reportou o canal Al-Arabiya.

Anteriormente, o parlamento da Turquia havia aprovado uma moção para enviar tropas à Líbia, a fim de apoiar o governo baseado em Trípoli a resistir a mais recente ofensiva do Exército de Libertação Nacional da Líbia, comandado por Khalifa Haftar.

© Sputnik / Vladimir Astapkovich / Acessar o banco de imagensComandante do Exército Nacional da Líbia, Khalifa Haftar, durante uma reunião com o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov.
Parlamento de Trípoli cancela acordo militar com Turquia - Sputnik Brasil
Comandante do Exército Nacional da Líbia, Khalifa Haftar, durante uma reunião com o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov.

O parlamento líbio quer obter toda documentação relevante sobre a cooperação com Ancara, atualmente sob responsabilidade do líder do governo internacionalmente reconhecido, Feyez Sarraj, para investigar os envolvidos e perscrutar suas motivações.

O parlamento baseado em Bengazi havia se posicionado contra o acordo com a Turquia, ao se recusar a reconhecer a legitimidade do acordo firmado pelas autoridades de Trípoli.

A cidade de Trípoli encontra-se cercada pelas forças do Exército de Libertação Nacional da Líbia, chefiado pelo marechal Khalifa Haftar.

Bengazi corta relações com Ancara

Neste sábado (4), o parlamento baseado em Bengazi cortou relações diplomáticas com Ancara, reportou o canal Sky News Arabia.

A medida poderia levar ao fechamento da Embaixada da Turquia na Líbia, reportou o jornal egípcio Youm7.

Além disso, o parlamento solicitou que organizações internacionais como a Liga Árabe, União Africana e Conselho de Segurança da ONU retirem seu reconhecimento ao governo baseado em Trípoli, chamado de Governo do Acordo Nacional.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала