"Esta unidade foi criada para combater a maior ameaça enfrentada pela Colômbia e pelo departamento de Cauca (sudoeste), que, reitero, é o tráfico de drogas", disse o chefe de Estado, conforme citado em comunicado oficial. "Porque o tráfico de drogas é devastador para o meio ambiente, o tráfico de drogas derrama produtos químicos, destrói a floresta tropical, destrói o patrimônio natural de muitas comunidades."
De acordo com o presidente colombiano, seu governo não tolerará mais o tráfico de drogas no país, historicamente afetado por esse problema.
#Popayán Las nuevas unidades militares que se despliegan en el Cauca asumen el reto de derrotar el crimen en este territorio. No vamos a aceptar más amenazas de las disidencias, el narcotráfico y el terrorismo. No permitiremos que se intimide a la ciudadanía. pic.twitter.com/u5VWP7LuvE
— Iván Duque (@IvanDuque) January 10, 2020
As novas unidades militares implantadas no Cauca assumem o desafio de derrotar o crime neste território. Não aceitaremos novas ameaças da dissidência, do narcotráfico e do terrorismo. Não permitiremos que os cidadãos sejam intimidados.
A Colômbia é um dos principais produtores mundiais de cocaína. Segundo Duque, as autoridades destruíram mais de 100.000 hectares de áreas de cultivo de coca para fins ilegais e apreenderam 434,7 toneladas de cocaína em 2019.