O Japão tem uma forte aliança com os Estados Unidos, mas também tem boas relações com o Irã. O país persa, até 2017, fornecia 5% de todo o petróleo bruto importado por Tóquio.
O Japão tentou permanecer neutro em meio às tensões no golfo Pérsico após a decisão do presidente Donald Trump de remover os Estados Unidos do acordo nuclear com o Irã.
A segurança nas águas do golfo Pérsico e o suprimento de petróleo são uma prioridade para o Japão, que importa 90% de seu petróleo do Oriente Médio. Grande parte desse petróleo vem de países árabes através do estreito de Ormuz, que está parcialmente sob controle iraniano.
Depois de chegar no sábado à noite, Abe foi recepcionado por uma cerimônia de boas-vindas e participou de um almoço com o rei Salman no domingo. Ele também se encontrou com o ministro da energia saudita, o príncipe Abdulaziz bin Salman.
A imprensa saudita informou que Abe se encontrará com o príncipe Mohammed bin Salman, segundo a agência de notícias Associated Press. É a terceira visita de Abe à Arábia Saudita como primeiro-ministro.