O vulcão Taal entrou em erupção nas Filipinas neste domingo (12), pela primeira vez em quarenta anos.
As autoridades aumentaram o nível de alerta algumas vezes nas últimas horas. Se, inicialmente, o vulcão expelia somente pedras e cinzas, agora o Instituto Filipino de Sismologia e Vulcanologia alerta para a possibilidade de erupção com lava.
A erupção foi captada pelas câmaras que monitoram a atividade do vulcão e de moradores da região.
As autoridades do aeroporto de Manila, a capital filipina, decidiram suspender todos os voos temporariamente.
Sorry but this is wow. Netizen captured the moment a lightning hit near the Taal Volcano area as seen from Tagaytay City on Sunday.
— Franche (@sy_franche) January 12, 2020
Video courtesy of Gevie Egera.
Keep safe everyone. pic.twitter.com/qRGniMtbn9
Desculpe, mas isto é impressionante. O internauta capturou o momento em que um raio atingiu a área do vulcão Taal, visto na cidade de Tagaytay, neste domingo. O vídeo é cortesia da Gevie Egera. Mantenham-se seguros.
A primeira erupção foi classificada como freática, isto é, quando o magma de um vulcão entra em contato com a água, que evapora rapidamente, gerando explosão de vapor, cinzas e pedras.
A erupção mais violenta do vulcão Taal ocorreu em 1911, quando causou mais de 1.300 vítimas, destruindo todos os vilarejos locais.
View from Lipa City, Taal Volcano Explosion with Thunders and Lightning happening as of the moment pic.twitter.com/L5zcOJDNvX
— Derick Santos (@derek27official) January 12, 2020
Visão da explosão do vulcão Taal da cidade de Lipa. Raios e trovões acompanharam o momento.
O vulcão, localizado a cerca de 65 km da capital, Manila, entrou em erupção neste domingo. Cerca de 2 mil pessoas foram evacuadas da região.