Fortes chuvas afetaram todo o território israelense na última semana, causando prejuízos milionários nos caças furtivos do país e gerando um alto custo de reparo do equipamento militar de uma base no sul de Israel, após sua inundação, afirma o jornal local Haaretz.
Israeli channel 12: Several F16 fighter jets were damaged last week as heavy rains flooded their hangars. The repairs were expected to cost tens of millions of shekels. #Palestine pic.twitter.com/vUhE7tybKb
— Quds News Network (@Qudsn_en) January 12, 2020
Canal israelense 12: Vários caças F16 foram danificados na última semana após fortes chuvas inundarem os hangares. O conserto pode custar dezenas de milhões de shekels.
Além disso, a Força Aérea de Israel precisou resgatar soldados que se encontravam próximos aos aviões. Felizmente, não houve feridos no incidente.
Um oficial da Força Aérea admitiu nesta segunda-feira (13) que oito dos mais avançados caças do país foram severamente danificados, acrescentando que o incidente poderia ter sido evitado se o Exército tivesse se preparado com antecedência para as chuvas.
O oficial responsabilizou as autoridades civis por não terem construído sistemas de drenagem, acrescentando que a base se encontra em uma região com histórico de inundações. Porém, a capacidade operacional não teria ficado comprometida, afirmou.
Três dos aviões foram fortemente danificados, enquanto cinco poderão retornar ao serviço nas próximas semanas, complementa o oficial israelense.