China leva rivalidade com Estados Unidos para outro planeta

© AP Photo / Ng Han GuanLua ao lado do logo da Corporação da Indústria de Aviação da China (Avic, na sigla em inglês), em Pequim
Lua ao lado do logo da Corporação da Indústria de Aviação da China (Avic, na sigla em inglês), em Pequim - Sputnik Brasil
Nos siga no
A Agência Espacial da China está preparando uma missão ao planeta Marte, marcando o mais ambicioso projeto de exploração espacial chinesa.

O objetivo é se equiparar com a NASA, agência espacial norte-americana, e desenvolver as capacidades tecnológicas do gigante asiático, revela o jornal Times of India.

Aterrissar no planeta vermelho colocaria a China entre as maiores potências espaciais, conforme almejado pelo presidente chinês Xi Jinping. O país já possui sondas na Lua e planeja estabelecer uma base no satélite da Terra, além de explorar asteroides na próxima década.

"Trata-se de prestigio, da demonstração de proeza tecnológica na cena mundial", afirma Emily Lakdawalla, especialista em Sistema Solar na organização sem fins lucrativos The Planetary Society. "Se conseguirem aterrissar, eles realizarão um grande feito".

Marte é considerado o planeta mais semelhante à Terra, sua exploração ajudará a preparar missões para uma eventual colonização humana. Até agora, somente a NASA aterrissou e operou com sucesso sondas no planeta vermelho, provendo as primeiras fotos e amostras do solo marciano.

© NASA . JPL-Caltech Foto, tirada pela sua sonda Curiosity, mostra uma luz branca de origem desconhecida em Marte
China leva rivalidade com Estados Unidos para outro planeta - Sputnik Brasil
Foto, tirada pela sua sonda Curiosity, mostra uma luz branca de origem desconhecida em Marte

A missão chinesa se encarregará de realizar pesquisas sobre a atmosfera, geologia e propriedades magnéticas de Marte – potencialmente pistas sobre a origem do Sistema Solar, revelou Ye Jianpei, diretor científico da Academia Chinesa de Tecnologia Espacial, para a mídia estatal em outubro.

Enquanto isso, a NASA planeja o lançamento de uma sonda entre julho e agosto deste ano, em sua primeira missão em busca de criar oxigênio a partir de dióxido de carbono na atmosfera.

Além das agências espaciais da China e Estados Unidos, uma empresa privada também possui planos de explorar este planeta. A SpaceX do empresário Elon Musk está testando uma espaçonave chamada Starship, que teria sido projetada para levar pessoas à Lua e Marte.

O visionário também possui suas próprias ambições de colonizar o distante planeta.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала