Segundo Mikheev, a Rosoboronoexport está em contato com parceiros estrangeiros para fornecer outros modelos de helicópteros, além de afirmar que o Mi-38T é único no segmento. A máquina de combate reúne diversos equipamentos de alta tecnologia.
Em entrevista à Sputnik, o vice-diretor do jornal militar Aviapanorama, major-general Vladimir Popov, comentou as vantagens do novo modelo:
"O que torna nossos helicópteros diferentes dos congêneres estrangeiros é a relação preço-qualidade. Devemos entender que hoje isso é realmente uma vantagem competitiva, a mais característica".
Essa vantagem seria ainda maior para os países que já estão habituados aos modelos anteriores de fabricação russa ou soviética, como os helicópteros Mi-8, Mi-2, Mi-26 e Mi-24.
A versão militar do Mi-38N se diferencia da versão civil pela instalação de um sistema de combustível com proteção contra explosão em caso de pousos forçados, assim como tanques adicionais e recursos especiais de comunicação.
O modelo foi projetado para transportar até quarenta efetivos, além de cargas até cinco toneladas no interior ou no fixadas no exterior do aparelho. O helicóptero pode operar dia e noite sob condições climáticas e geográficas extremas. Seus voos podem ser efetuados a altitudes de até 6.300 metros.
Os helicópteros Mi-38 podem ser usados para o transporte de cargas e passageiros, operações de busca e salvamento, transporte VIP, seja em condições climáticas marítimas, tropicais ou frias. Com base na versão de transporte do Mi-38T, está prevista a fabricação de helicópteros especializados, incluindo a versão ártica.