"Estamos trabalhando fortemente com a China no coronavírus. Estamos trabalhando em estreita colaboração com eles e com muitas outras pessoas e muitos outros países", disse Trump na noite desta quinta-feira (30). "Achamos que temos tudo muito bem, sob controle. Temos muito pouco problema no país neste momento, cinco [infectados], e todas essas pessoas estão se recuperando com sucesso".
O presidente dos EUA também previu um "final muito bom" para a crise criada pelo vírus e informou que foi estabelecida uma força-tarefa para lidar com o coronavírus.
Segundo a porta-voz da Casa Branca, Stephanie Grisham, o risco de infecção da população estadunidense "permanece baixo".
A nova cepa de coronavírus foi detectada pela primeira vez na cidade de Wuhan, no centro da China, em dezembro. Desde então, espalhou-se na China e em pelo menos 16 outros países. Nos Estados Unidos, cinco casos do novo vírus foram confirmados até agora e mais de 90 outras pessoas são suspeitas de estarem infectadas.
As companhias aéreas Delta, United e American Airlines suspenderam temporariamente uma parte dos voos entre os Estados Unidos e China por conta da crise.
Na China, o coronavírus já infectou mais de 9 mil pessoas e causou 213 mortes.