O poço foi descoberto próximo da cidade de Ostrov, na República Tcheca, em 2018 durante a construção de uma rodovia. Fragmentos de cerâmica encontrados no interior do poço indicaram que se tratava de uma estrutura do período Neolítico, segundo estudo publicado pela Journal of Archaeological Science.
Os arqueólogos escavaram e extraíram com cuidado a estrutura, que estava cheia de terra. O poço consistia em quatro colunas de carvalho, uma em cada canto, com tábuas planas entre elas.
Além disso, o poço era mais ou menos quadrado, medindo 80 por 80 centímetros e 140 centímetros de altura. A estrutura foi encontrada debaixo do nível das águas subterrâneas.
As tábuas eram feitas de carvalho e avelã, o que indica a composição das florestas locais dessa época.
"Ela possui as marcas das técnicas de construção utilizadas nas Idades do Bronze e do Ferro e até na Antiga Roma. É surpreendente que os primeiros agricultores, que tinham apenas ferramentas de pedra, ossos, chifres ou madeira, puderam elaborar a superfície dos troncos talhados com tanta precisão", afirmou Jaroslav Peska, do Centro Arqueológico de Olomouc.
O bom estado de conservação permitiu que uma datação dendrocronológica fosse realizada, baseada nas raízes das árvores. A análise revelou que a madeira de três paredes do poço corresponde a troncos cortados entre 5.255 e 5.256 a.C.
A madeira da quarta parede é ainda mais antiga. As árvores foram talhadas entre 5.241 e 5.224 a.C. Essa diferença pode indicar que o poço foi reparado em algum momento, segundo os arqueólogos.
A descoberta de um novo edifício no complexo sagrado dá uma nova visão do famoso santuário, sobretudo no que se refere aos primeiros anos desde sua criaçãohttps://t.co/4auBm7DgXS
— Sputnik Brasil (@sputnik_brasil) January 31, 2020
No interior do poço, os arqueólogos encontraram fragmentos de cerâmica do Neolítico, o que indicava que as pessoas moravam próximas do poço, entretanto, vestígios de assentamento não foram encontrados.
A estrutura também indica que no final da Idade da Pedra, as pessoas tinham habilidades técnicas e ferramentas avançadas, de acordo com as necessidades.
"Acreditamos que o poço tenha sido utilizado por pessoas durante a chamada Revolução Neolítica, quando houve uma transição da caça e coleta para a agricultura", afirmou Peska.