"Levantem as mãos os que querem participar da operação militar Escudo Bolivariano no próximo fim de semana, os que querem aprender a manusear um fuzil para defender a pátria, levantem as mãos os que estão dispostos a defender a pátria com armas em mãos", disse Maduro ao receber no palácio de Miraflores participantes da Dia da Juventude em Caracas.
Durante o discurso, o presidente fez um juramento ao lado dos jovens: se comprometerem a estar prontos para defender a paz na Venezuela.
'Não decepcionaremos a pátria'
"Juramos estar prontos para pegar em armas se for necessário para defender nossa terra, para defender nossa pátria, para defender a paz, para defender o direito ao futuro, juramos por nossa vida, diante de Deus, diante dos libertadores, diante de nosso comandante [Hugo] Chávez, que como a juventude do século 21 não decepcionaremos a pátria", disse o mandatário.
Na semana passada, Maduro explicou que a Escudo Bolivariano era uma operação especial, na qual seriam instalados o sistema de armas da Força Armada Bolivariana (FANB).
O presidente disse que os exercícios, que serão executados em Caracas e mais quatro cidades, servem para preparar o país a repelir agressões dos Estados Unidos e Colômbia, assim como combater a máfia que pratica o contrabando de combustível para países vizinhos.