Com muita frequência gafanhotos-peregrinos devoram plantações e colheitas podendo pôr em risco a situação de segurança alimentar em uma região.
David Hughes, biólogo da Universidade Estadual da Pensilvânia, EUA, partilhou vídeos arrepiantes de gafanhotos invadindo por completo territórios no Quênia.
De acordo com a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (UN FAO, na sigla em inglês), a mais recente praga de gafanhotos no Quênia pode ser a pior dos últimos 70 anos.
.@FAO survey on shores Lake Turkana (Northern Kenya) to assess swarm. These are yellow and of life adults mating pic.twitter.com/NY83z8zUk9
— David Hughes (@zombieantguy) February 22, 2020
FAO inspeciona as margens do lago Turkana (norte do Quênia) para determinar a proporção da praga. Estes são gafanhotos de asas amarelas adultos acasalando
Além disso, os cientistas dizem que as invasões atuais de gafanhotos-peregrinos no Quênia não vão terminar em breve, sendo que os seus ovos eclodirão já em março e abril, criando uma "segunda rodada de invasão".
Gafanhotos muitas vezes devoram plantações e colheitas, podendo agravar a situação de segurança alimentar na região e deixar pessoas sem alimento.
On Lake Turkana, Kenya today. pic.twitter.com/nr2ywclLTd
— David Hughes (@zombieantguy) February 21, 2020
Situação de hoje no lago Turkana, no Quênia
Biólogos têm tentado melhorar os seus métodos de previsão para que as pessoas possam estar preparadas para usar inseticidas químicos contra gafanhotos antes que eles comecem a invadir as colheitas. Mas sendo que estas espécies habitam enormes quantidades de quilômetros quadrados de terrenos em África e no Oriente Médio, tais previsões tornam-se extremamente desafiadoras.