"O nosso sistema [...] hoje enfrenta os desafios modernos. É caracterizado principalmente pela globalidade do controle", declarou ele ao canal de TV russo Krasnaya Zvezda.
De acordo com o especialista, o sistema de alerta de mísseis russo é superior ao americano.
Boyev também comentou que o sistema ocidental tem uma reserva maior em termos de tempo de aviso.
"Isso se deve ao fato de o sistema de alerta americano estar localizado não apenas no continente dos Estados Unidos, mas também na Groenlândia e no Reino Unido", explicou.
Modernização do sistema russo
Anteriormente, o major-general russo Sergei Grabchuk, comandante do sistema de defesa antimísseis de Moscou, disse que a defesa da capital está passando por uma profunda modernização do seu sistema de mísseis interceptores, o que permitirá expandir as capacidades de combate e melhorar as características do novo sistema em um futuro próximo.
Dessa forma, para proteger Moscou de um ataque de mísseis, os militares terão um período de tempo equivalente a dezenas de minutos. Em caso de ameaça, o sistema de alerta forma designações de alvos para a defesa antimísseis, iniciando depois o seu ciclo de combate. De acordo com Grabchuk, a detecção de alvos é feita a uma distância de milhares de quilômetros.