Nesta quarta-feira (26), o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, confirmou o primeiro caso do coronavírus no Brasil: um homem de 61 anos, que mora na cidade de São Paulo e esteve na Itália entre os dias 9 e 21 de fevereiro.
O paciente apresenta sinais brandos da doença, como tosse, e está em isolamento domiciliar.
Além dos pacientes que estiveram na Itália, os outros oito casos são: duas pessoas que viajaram para Alemanha; duas para a Tailândia; uma para a China; uma para França e uma que teve contato com um caso suspeito.
São 11 mulheres e nove homens, entre 20 e 68 anos, distribuídos por sete estados: Paraíba (1), Pernambuco (1), Espírito Santo (1), Minas Gerais (2), Rio de Janeiro (2), São Paulo (11), Santa Catarina (2).
Ao todo, 59 casos já foram descartados pelo governo brasileiro.
Leitos podem ser disponibilizados
Segundo o ministro Mandetta, todos os estados receberão materiais para combater o coronavírus e, caso necessário, 1.000 leitos serão disponibilizados para tratar pacientes infectados.
Já o secretário-executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo dos Reis, declarou que antivirais serão dados a todos os pacientes que cheguem de fora, busquem ajuda médica e apresentem problemas respiratórios, tenham coronavírus ou não.
A doença causada pelo coronavírus já atingiu mais de 80 mil pessoas e matou mais de 2.700 em menos de três meses em todo o mundo, a maioria na China, onde o surto de iniciou.