Militares dos EUA conduziram ataques aéreos de retaliação no Iraque, visando as instalações da milícia xiita Kataib Hezbollah, com o objetivo de destruir armas alegadamente usadas pelo grupo contra as forças da coalizão.
Anteriormente foi relatado que um grupo rebelde disparou ao menos 18 projéteis do tipo Katyusha contra a base militar Taji, no Iraque, uma instalação que hospeda forças da coalizão, alegadamente matando dois soldados norte-americanos e um militar britânico, e ferindo outros 12.
No final do dia surgiram nas redes sociais imagens do que seria um ataque de retaliação do Pentágono. O primeiro vídeo mostra o alegado momento da detonação de um projétil. Uma testemunha que registra o bombardeamento em vídeo tenta fugir da área perigosa.
NEW: Unverified video footage of effects of US/UK aerial bombardment of Iraq tonight. pic.twitter.com/7NCnkLfZ0B
— Afshin Rattansi (@afshinrattansi) March 12, 2020
NOVO: Imagens não verificadas dos efeitos do bombardeio aéreo do Iraque pelos EUA e Reino Unido esta noite.
Um segundo vídeo mostra um reforço da segurança em torno da embaixada dos EUA na Zona Verde de Bagdá, onde se encontra a maioria dos escritórios do governo. Não houve nenhuma declaração oficial emitida em relação aos vídeos.
Security forces were deployed in the vicinity of US embassy in Baghdad Green Zone#Iraq 🇮🇶pic.twitter.com/8Cx6VIQwSI
— Aleph 🕯️ א (@no_itsmyturn) March 12, 2020
Forças de segurança foram enviadas para as proximidades da embaixada dos EUA na Zona Verde de Bagdá, Iraque
O Departamento de Defesa dos EUA afirmou em uma declaração que os ataques de quinta-feira (12) foram "defensivos, proporcionais e em resposta direta" à ameaça representada pelas milícias xiitas apoiadas pelo Irã.